Serviços Clínicos

Psiquiatria

A especialidade de Psiquiatria é responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos problemas relacionados com a saúde mental. A perturbação ou doença mental caracteriza-se pela incapacidade ou dificuldade de gerir emoções por alterações do modo de pensar, que se traduzem em alterações do comportamento, que acabam por interferir negativamente na vida pessoal, profissional e social do doente. Todos estes problemas poderão ser tratados ou controlados, perante uma correta abordagem em consulta de Psiquiatria. O seguimento em consulta de Psicologia serve como tratamento complementar, atuando sobretudo nas componentes estruturais de cada paciente. 

Estima-se que cerca de 22.9% dos portugueses sofram de doença mental, necessitando de tratamento e acompanhamento apropriado. As doenças mentais e do comportamento representam 11,8% de todas as doenças em Portugal, sendo uma percentagem superior quando comparada com as doenças oncológicas. As perturbações da ansiedade e as perturbações do humor (depressão, doenças bipolares, entre outras) são das mais frequentes, seguidas pelas perturbações de controlo dos impulsos e perturbações pelo abuso de substâncias. 

O médico de Psiquiatria irá procurar promover o alívio de angústias e sofrimento através da prescrição de medicamentos ou outros tratamentos seguros, de forma a promover o equilíbrio e o bem-estar psíquico, numa perspetiva biológica, psicológica e social. 


Quando deve procurar uma consulta de Psiquiatria? 

- Dificuldade em gerir emoções e pensamentos; 

- Alterações dos comportamentos; 

- Prejuízo no funcionamento pessoal e profissional; 

- Deterioração das capacidades físicas ou de interpretação do seu dia-a-dia; 

- Abuso de drogas (álcool, drogas ilícitas, abuso de medicamentos, entre outros); 

- Violência doméstica e maus tratos; 

- Luto patológico (que dura um ano após a morte). 

 

Cuide de si que nós fazemos a nossa parte.