Serviços Clínicos

Medicina Geral e Familiar

O médico de família é uma medico especialista em Medicina Geral e Familiar, responsável por prevenir a doença e promover a saúde, com atividade clinica centrada na pessoa, tendo em conta o seu contexto familiar, social, laboral e cultural em que a pessoa esta inserida. Para alem desta vertente de prevenção, é o médico que pode abordar e tratar as principais doenças da população.  É no fundo o gestor da sua saúde, ajudando-o a tomar decisões informadas e responsáveis, em relação a temas da sua saúde ou doença.  

É um medico que se interessa pela pessoa, na sua globalidade estando disponível para qualquer situação, em qualquer idade ou sexo, sem se limitar a um problema de saúde definido. Assume um compromisso que não tem prazo, não termina com a cura da doença, o fim de um tratamento ou com a incurabilidade da doença. Encara todos o contato com o seu utente como uma oportunidade para educação para a saúde, literacia e prevenção de doença

Tem a capacidade de estabelecer, ao longo do tempo, uma relação de proximidade e de continuidade, permitindo compreender as situações no contexto pessoal, familiar e social, tornando-se no medico com a possibilidade de ver “todo o quadro” e não apenas peças do mesmo.